3 de agosto de 2011

Professor on-line ou Tutor

Com as novas tecnologias da comunicação e informação estão surgindo recursos didáticos no ensino superior. Para este novo desafio, há o professor on-line ou tutor que tem de envolver, procurar a participação e o comprometimento do aluno. Isso mostra a fase de transição na EAD - Educação a distância.
Muitas organizações de ensino estão limitando-se a transpor para o virtual as adaptações do ensino presencial, com isso há um predomínio de interação virtual fria formulários, rotinas, provas, e-mail e, consequentemente a falta de entendimento, principalmente sobre o que o professor on-line ou tutor deseja do aluno) e apenas alguma interação on-line (pessoas conectadas ao mesmo tempo, em lugares diferentes).
Nas interações que ocorrem nas salas de aulas presenciais tradicionais predomina a transmissão unidirecional, linear e falada de conteúdos do professor para os alunos. Atualmente, a maior parte da comunicação nos cursos on-line ocorre através da escrita, por meio de algumas práticas de interação socioafetivas.
No ambiente virtual, professores e alunos não estão normalmente juntos fisicamente, mas podem estar conectados, interligados principalmente através da Internet. EAD é uma modalidade de ensino que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo, de forma presencial e virtual, assim, alguns cursos podem ser feitos com a orientação virtual de um professor on-line ou tutor, em outros, será importante compartilhar vivências, experiências e ideias.
Na EAD o conceito de aula muda, pois, entende-se por aula um espaço e um tempo determinados. O professor continuará dando aulas, mas a mesma poderá ser enriquecida com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam. O aluno é totalmente responsável pela busca e estudo das informações necessárias sobre as matérias.
Neste caso, o papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na busca pelo conhecimento. Para isso, a afetividade está relacionada não só às vivências de cada indivíduo, mas também à motivação do professor e do aluno.
É imprescindível que o professor on-line ou tutor empenhe-se em conhecer o desenvolvimento cognitivo e afetivo de seus alunos, uma vez que, com mais possibilidades de dialogar francamente com eles, a intervenção pedagógica do docente nos relacionamentos com os alunos melhora também.
Isso significa que o fundamental é a técnica do aprender através de atividades que permitam ao aluno a descoberta do saber como objetivo final. Mesmo que virtualmente, é preciso dar feedbacks, buscando o aumento da perfomance dos alunos. Saber orientar, dando aos alunos a visão da matéria.
Dessa forma, será muito mais fácil para o aluno realizar o trabalho proposto se ele tiver uma visão global da situação. Ao agir como um orientador, o professor on-line ou tutor terá seus alunos mais comprometidos com resultados pedagógicos. Assim, o desenvolvimento pessoal e profissional torna-se mais garantido para o mercado de trabalho.

Um comentário:

  1. Imara...
    Assim como você, também sou tutor de um curso da pós graduação e me deparei com várias questões citadas no texto, principalmente aquelas relacionadas a abordagem e posicionamento perante os alunos.
    Abraços
    Ury
    http://newsead.wordpress.com

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