7 de agosto de 2011

Minha Experiência

A sociedade do conhecimento exige uma educação permanente e o processo da EAD veio para ficar e fazer parte de uma nova política educacional neste contexto.
Acrescentou-me em muito na criação do blog e depois de ler o material do primeiro módulo da pós graduação em Metodologias e Gestão para Educação a Distância, e assistir as Web aulas, para saber realmente da realidade do ensino EAD no Brasil e no mundo.
Através dos comentários nos blogs escolhidos observei que muitos profissionais que não estavam informados sobre o assunto, já estão no engajamento do ensino do futuro, através da motivação em participar cada vez mais sobre o assunto.
Houve a mudança de pensamentos e ideias para melhor assim que tive acesso às informações atuais sobre a EAD. É uma coisa que acredito muito e isso fez com que me assegure cada vez mais, sobre a atuação do professor/tutor e dos ambientes virtuais e materiais que devem despertar o interesse do aluno através da metodologia instrucional.
Também aprendi e já estou colocando em meu dia a dia, que na prática pedagógica é de fundamental importância a autoaprendizagem pela interação, acompanhamento orientação, colaboração e avaliação.
Segundo Cortelazzo (2009, p. 140): “A ação do tutor não implica um movimento unidirecional, mas uma interação social comunicativa intencional que só aparece com afetividade e eficácia se houver a participação de todos os envolvidos.”
Através dessas interações aprendi que muita coisa ainda deve ser feita para quebrar paradigmas existentes sobre o assunto, seja por parte de alunos e de professores, pois novos espaços estão abertos, novas formas de conceber e fazer educação.
Sobre o papel do professor/tutor, Lévy (1999, p. 171) explica que: “Sua competência deve deslocar-se no sentido de incentivar a aprendizagem e o pensamento. O professor torna-se um animador da inteligência coletiva dos grupos que estão a seu encargo.”
Assim, o professor/tutor deve incitar a troca dos saberes; a mediação relacional e simbólica para uma melhor aprendizagem. Nesse sentido, a característica principal do ensino a distância é a de ‘transformação do professor de uma entidade individual em uma entidade coletiva (BELLONI, 2002, p.81).
Portanto, torna-se um grande desafio fazer parte da EAD no Brasil, sob uma perspectiva otimista das TICs e, principalmente, na relação entre professor/tutor e aluno através do ambiente virtual।

Referências:

BELLONI, Maria Luiza. Ensaio sobre educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade. Ano XXIII, n. 78. Abril, 2002.
CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática Pedagógica, aprendizagem e avaliação em EAD.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

2 comentários:

  1. Imara, gostaria de compartilhar com você com relação ao seu comentário sobre "desafio de fazer EAD no Brasil". Também sou otimista. Analisando inclusive o meu aprendizado no próprio curso. Realmente temos a percepção que funciona.

    Mas penso que estamos mudando de paradigma sem termos terminado o paradigma anterior. Será que conseguimos fazer uma educação presencial digna?. Certamente que não. Seria a EAD boa para ensino fundamental e médio? Acho que também não. Todo tipo de aluno se sente motivado em ambientes virtuais?, Como saber como as pessoas estão se sentindo à distância e em "larga escala"?

    Certo é que destruimos o planeta, estamos ficando cada vez mais materialistas e individualistas.

    Beijos e obrigado pelo seu comentário.

    Silvio Barbieri
    http://distanteduc.blogspot.com/

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  2. Oi Imara, é fato que as mudanças que estão ocorrendo no ensino/aprendizagem são irreversíveis. Penso que o grande problema que a modalidade EaD enfrentará no futuro será a substituição frequente das tecnologias, sem que o professor/tutor, nem os alunos tenham tempo de absorver sua total compreensão, da tecnologia anterior. Outro problema, será fazer da tecnologia o epicentro do EaD, e utilizá-la como um fim e não como um meio.

    Alberto Mota
    http://eduadist.tumblr.com/
    (aluno de Metodologias e Gestão para Educação a Distância)

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